A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no seu art. 62 define que “a formação de docentes para atuar na educação básica far-se- á em nível superior (...) admitida como formação mínima para exercício do magistério na educação infantil (...) a oferecida em nível médio na modalidade Normal”. Perante a Lei, o profissional de educação infantil deixa de ser monitor, crecheira ou pajem, para ser o professor, com a formação exigida para atuar na primeira etapa da educação básica, que tem como função educar e cuidar. Pela sua natureza e especificidade do trabalho, esse professor diferencia-se dos demais na medida em que sua função é “cuidar e educar” crianças, ajudando-as a se inserir na cultura e a produzir conhecimentos, sendo o mediador desse processo.
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FONTE: Integração das instituições de Educação Infantil aos Sistemas de Ensino - Um estudo de caso (2002)
Óla meninas de Ubêrlandia fico feliz de saber que nos aqui de Boa Esperança não estamos sozinhas nessa luta. Já estou cansada de gastar o meu latim, a única coisa que ouso é, o Mec não permite que vocês recebam como os professores, mas exerce a função de professor nós podemos. Me mandem notícias, desse parecer.Já estou ficando cansada de tanta humilhação com a nossa área que é a chamada primeira etapa da educação básica. Abraços e a luta continua, uma hora alguém vai olhar a nossa luta e vai nos ajudar.
ResponderExcluirOlá companheira Flávia! Você poderá acessar os pareceres completos nos links disponibilizados abaixo da postagem. Não se sinta humilhada,nenhuma luta é fácil mesmo.Os opressores nos ignoram, mas isso até que estejamos unidos e unidas com um único objetivo, a valorização profissional. E se eles não olharem, nós nos faremos notáveis. Fiquem atentas a legislação,pois isso não nos falta, o que falta é vontade política. E se nossos representantes legítimos não defendem leis justas, nós temos que fazê-los rever seus posicionamentos. Abraços e a luta continua até a vitória.
ResponderExcluirParabenizo os companheiros que tiveram a iniciativa do blog enquanto um epaço aberto para debates e reivindicacoes. Me tornei seguidora e espero somar para que nossa classe ganhe visibilidade e o merecido valor no cenário politico.
ResponderExcluirConconcordo com a companheira Vanilda que o maior obstaculo é a falta de vontade politica e acrescento ainda que além desta falta de vontade tem a falta de informacoes e de senso critico dos gestores escolares que acabam por se tornarem uma forte ferramenta opressiva.
"Não nos cabe temer ou esperar, mas criar novas armas". Gilles Deleuze
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