sexta-feira, 17 de junho de 2011

Como é composta a equipe de profissionais das instituições de educação infantil?

O MEC entende a questão da seguinte forma:

13 A equipe de profissionais da instituição de Educação Infantil, composta por gestoras, gestores, professoras e professores, pode ser acrescida de outros profissionais: 13.1 de apoio (cozinha, limpeza, secretaria), desde que tenham a formação necessária para o exercício de suas funções; 13.2 especialistas para assessorias ou para auxiliar a formação continuada de professoras e professores de Educação Infantil. (página 41)

Fonte: Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil [2006/Vol.2]
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol2.pdf )

Nós, Educadoras/es Infantis, não somos gestoras/es, nem fazemos parte da secretaria, muito menos da cozinha e da limpeza. Também não somos assessoras/es ou auxiliares para formação continuada de professoras/es. Atuamos diretamente e em salas de atividades com as crianças. Para o MEC somos PROFESSORAS/ES e não Educadoras/es Infantis (Auxiliares de Creche) ou outras denominações.

Um comentário:

  1. Colegas de Uberlândia,
    vamos unir forças para lutar pelo reconhecimento do nosso trabalho, pela valorização da nossa carreira e por salário e condições dignas da nossa formação e do trabalho que desempenhamos.
    Em BH estamos à 7 anos nessa luta. A educação infantil existia apenas em algumas poucas escolas e quando a prefeitura resolveu ampliar, ao fazer isso com seriedade, ela preferiu quebrar a carreira de professor municipal e tirou da cartola os educadores infantis. Quando fizemos concurso pensávamos que era apenas uma forma de denominação dos professores dessa etapa. Só quando começamos a trabalhar é que percebemos a perversidade da coisa.
    A prefeitura alterou o nome para não nos considerar professores, para nos retirar direitos, para pagar menos e para enganar a população.
    Bem, nestes 7 anos já conquistamos muita coisa, mas ainda temos muito o que lutar....
    Vamos nos manter informadas e contruir uma parceria nesta luta que não é só nossa, muitas pessoas estão lutando país afora pelos mesmos ideais.
    Bjo
    Cristiane - BH

    ResponderExcluir